MAY
24
Miguel Araújo – “Cinco Dias e Meio”
By:

Está na rua o álbum de estreia de Miguel Araújo; também conhecido a solo como Mendes ou como Miguel AJ n’Os Azeitonas.

Gravado em cinco dias e meio, o disco chama-se assim mesmo, “Cinco Dias e Meio”. Composto por 11 novos temas, o disco foi lançado em três formatos diferentes: “Edição Standard” (11 temas); “Edição Digital” (11 temas); “Edição Especial” (digipack de CD + DVD-extra com 11 videoclips). A realização dos videoclips do DVD-extra e gravação de comentários ficou a cargo de André Tentúgal.

Das vezes em que dou em ouvir música minha, ouço as maquetes. Mais do que as gravações oficiais, em estúdio. São mais fiéis, talvez. Muitas vezes o ofício do estúdio resulta, mesmo que uma pessoa não queira, em afastar as canções da sua traça original. E ainda por cima dá um trabalhão. E depois uma pessoa ouve e lembra-se onde estava quando gravou, quantos takes foram até que aquilo ficasse direito, refaz na cabeça as artimanhas de computador que aquilo envolveu… Então a ideia era muito simples: gravar estas músicas num estúdio, mas como se estivesse em casa a acabar de fazê-las. Guitarra e voz, só, e as duas coisas tocadas ao mesmo tempo, como a gente faz em casa. Então era fácil, ficava tudo resolvido numa tarde. Voz e guitarra, e o ouvinte que imaginasse o resto por cima. Só que havia por lá uma bateria, um piano, um farfisa, várias guitarras…e a certa altura essa tarde já ia em três dias. No fim, cinco dias e meio. Mas acho que mantive a minha fidelidade inicial à ideia de gravar como se estivesse a tocar em casa. Comecei por gravar voz e guitarra, e depois fui acrescentando até ao ponto em que já se estava mesmo a ver que estava pronto. No fim de tudo toquei bateria por cima, como se estivesse a acompanhar uma música com as mãos a tamborilar no tampo da mesa. Foi fácil de fazer assim. Tão fácil como as músicas que aqui estão, que nada têm em comum entre si a não ser o facto de terem sido as que menos trabalho me deram a fazer. Estas são aquelas que eu apontei em rascunho para mais tarde acabar, e passado uns tempos percebi que já estavam prontas. Por essa razão, talvez sejam as que são mais “minhas”, no sentido em que eu não me meti no caminho delas. ” (Miguel Araújo)

Miguel Araújo é responsável por toda a produção, arranjos e instrumentos, exceptuando a bateria de Zé Nando Pimenta em “Fizz Limão”. Os Maridos das Outras” é o primeiro single a ser retirado do disco.

Miguel Araújo – “Cinco Dias e Meio” (EMI, 2012) | POP | Ver e Ouvir Miguel Araújo
www.miguelaraujojorge.com
www.facebook.com/miguelaraujojorge

0
COMMENTS
Create a Mobile Site
View Site in Mobile | Classic
Share by: