Crítica | A Fera do Mar – Netflix Lança uma GRANDIOSA aventura animada com um ótimo ensinamento

A época chamada de “período das grandes navegações” inspirou muitas histórias de aventurase desbravamentos. Durante séculos as pessoas foram embaladas por relatos de grandes criaturas marinhas, monstros em ilhas remotas, animais desconhecidos e terras inexploradas. Essa fonte inesgotável de peripécias culminou em invasões territoriais das Américas e de África, por exemplo, mas também originou ficções incríveis que ecoaram nos séculos, como “ As Vinte Mil Léguas Submarinas” e “ Viagem ao Centro da Terra”, do escritor francês Jules Verne, escritas no meio do século XIX e que já foram adaptadas cinematograficamente. Esse tempo em que o ser humano se lançou ao desconhecido até hoje serve como fôlego para criações ficcionais, como a mais nova animação da Netflix A Fera do Mar’, que desde sua estreia pulou para primeiríssimo lugar no Top 10da plataforma.

Maisie(na voz original de Zaris-Angel Hator) é uma jovem órfã que vive em um abrigo e costuma entreter os colegas de quarto contando-lhes as histórias do navio Inevitável, que narra as destemidas aventuras de Capitão Corvo( Dan Stevens, de ‘ Gaslit’), o corajoso caçador Jacob( Karl Urban, o Butcherde ‘ The Boys’, que recentemente esteve em São Paulo e falou com o Cinepop) e a fiel imediata Sarah Sharpe( Marianne Jean-Baptiste). Insatisfeita com seu destino, Maisiedecide fugir do orfanato e se infiltrar no navio Inevitável, certa de que poderá contribuir com a caçada aos monstros marinhos que tanto atormenta a vida das cidades costeiras. Porém, ao conhecer a criatura mais temida dos mares – a quem dá o nome de Vermelha Maisiecomeça a desconfiar de que a história talvez esteja mal contada, e que os fatos possam não ter sido como dizem nos livros.

Um pouco longo demais para uma animação infantil (afinal, tem duas horas de duração) ‘ A Fera do Mar’ é um filme emocionante e empolgante para todas as idades. O primeiro arco é um pouco confuso e se estende em demasia, por quase quarenta minutos, e mistura a história da pequena criança com a do navio, deixando em aberto em que momento termina a história real e em que momento começa a ficção. Ainda que devagar, o roteiro de Chris Williamscom Nell Benjaminse desenvolve pacientemente, trabalhando a relação criança-adulto ao mesmo tempo em que desvenda a misteriosa guerra entre humanos e animais. Este último ponto é, de fato, o grande trunfo e o mote do longa, concluindo em um final emocionante que faz valer todo o filme.

Curiosamente, ‘ A Fera do Mar’ é o projeto queridinho do diretor Chris Williams, ao ponto de fazê-lo pedir demissão da Disneyapós 25 anos de empresa e seguir com seu sonho – que, vejam bem, se tornou o mais visto da Netflix. Não à toa, os espectadores poderão reconhecer traços e técnicas que nos remete às produções da empresa do Mickey Mouse– e também um mote que foi trabalhado recentemente por ela de outra maneira, em ‘ Luca’. Fazer o quê né.

Criteriosamente desenhado e com uma bela mensagem que atenta os espectadores a perceberem que a história com H maiúsculo é contada pelos vencedores, não pelos que foram invadidos, derrotados e massacrados, ‘ A Fera do Mar’ é uma grande aventuracom um ótimo ensinamento. Emociona tal qual ‘ Como Treinar Seu Dragão’, mas deixando os animais soltos na natureza – que é como deve ser.

Siga-nos!

2,000,000 Fãs Curtir
370,000 Seguidores Seguir
1,500,000 Seguidores Seguir
183,000 Seguidores Seguir
158,000 Inscritos Inscrever
A época chamada de “período das grandes navegações” inspirou muitas histórias de aventuras e desbravamentos. Durante séculos as pessoas foram embaladas por relatos de grandes criaturas marinhas, monstros em ilhas remotas, animais desconhecidos e terras inexploradas. Essa fonte inesgotável de peripécias culminou em invasões... Crítica | A Fera do Mar – Netflix Lança uma GRANDIOSA aventura animada com um ótimo ensinamento
Mobilize your Website
View Site in Mobile | Classic
Share by: